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16/04/2018

Como usar a pesquisa de mercado a seu favor?


Tomar decisões acertadas é o que diferencia negócios bem-sucedidos de empresas que lutam todos os dias apenas para sobreviver no mercado.

E sabe o que faz grande diferença na capacidade de um empreendedor fazer escolhas? O conhecimento que ele tem do mercado.

Preço, canais de marketing, estratégias de vendas, recursos do produto, atendimento ao cliente e uma série de outros aspectos fundamentais são definidos (e melhorados) com base no que já é feito por outras empresas.

Por isso, diversas empresas usam a pesquisa de mercado como forma de encontrar oportunidades e testam formas inovadoras de operar e até de desenvolver novos modelos de negócio.

 

 

 

Vamos lá?

O que é pesquisa de mercado

Podemos definir a pesquisa de mercado como uma forma de coletar dados importantes que ajudam a tomar decisões mais seguras e acertadas em um negócio.

Isso inclui informações sobre interesses e hábitos de consumo de determinada persona, bem como benchmarking de empresas de vários setores.

Existem 2 formas de encontrar as informações necessárias para compor uma pesquisa de mercado, que são:

  • primária: quando os dados são coletados e analisados pela sua empresa ou por alguém contratado diretamente para isso;
  • secundária: quando a pesquisa é feita por terceiros e fica à sua disposição. Exemplos disso são guias, relatórios e materiais de referência feitos por outras empresas.

 

 

Qual é a utilidade de uma pesquisa de mercado

Há quem diga que, para construir um empreendimento lucrativo, não há necessidade de estudar o que outros têm feito. Há, ainda, quem acredite que isso pode ser prejudicial.

A ideia é que passar tempo demais observando o que outros fazem pode tirar o foco do mais importante, que é criar a melhor experiência de consumo possível.

Outro argumento é de que isso impede a inovação, já que todos os novos players vão copiar o modelo estabelecido para evitar correr riscos.

Pensar assim é um erro por alguns motivos básicos. Primeiramente, a pesquisa de mercado não envolve apenas estudar os concorrentes, e sim todo o ecossistema do negócio.

Isso quer dizer que, por meio de uma boa pesquisa, será possível entender melhor os principais desafios envolvidos no negócio, as oportunidades não exploradas, as necessidades crescentes e uma série de outros detalhes relevantes.

O 2º motivo diz respeito ao suposto “bloqueio” que isso poderia causar à inovação.

Por conhecer profundamente o mercado em que está inserido, você terá muito mais chances de inovar de forma eficaz, atendendo exatamente o ponto-chave que os clientes precisam.

De forma resumida, alguns motivos práticos para investir em uma pesquisa de mercado são:

  • determinar a viabilidade de um novo empreendimento;
  • testar novos produtos e serviços;
  • explorar nichos de mercado desconhecidos;
  • criar segmentos novos de negócios;
  • descobrir informações estratégicas para o lançamento de um produto;
  • aprimorar processos internos e gerenciais da empresa;
  • desenvolver estratégias mais competitivas em relação à concorrência;
  • entre outros.